Audiência: Autoridades de Cocal do Sul, Morro da Fumaça e empresários se unem, mas Estado frustra qualquer expectativa sobre a pavimentação da SC-442

A audiência realizada nesta tarde (27), na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini e do Diretor do Deinfra – Paulo Meller para tratar sobre a pavimentação da SC-442 acabou com qualquer expectativa e possibilidade para execução da obra. Considerada uma rodovia importante por ligar os municípios de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, Cobalchini foi claro ao dizer que não há orçamento previsto para a realização da obra em 2011. De acordo com o secretario de Estado todo o orçamento esta comprometido. "Entendemos que é uma obra importante, principalmente para a classe empresarial, mas mesmo com o projeto pronto, não posso vender uma ilusão", explicou.
Participaram da audiência pública prefeitos, vereadores e secretários de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, presidentes de cooperativa elétrica, empresários da área industrial II, diretor da empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, alunos do Cala-Apae e demais lideranças. Todos fizeram uso da palavra e reivindicaram a obra. Aqueles que não falaram, cartazes deixaram o recado. Para o prefeito Nilso Bortolatto o encontro foi frustrante. "Há anos estamos batalhando junto com Morro da Fumaça e elegemos esta obra como prioridade para os dois municípios. Temos 15 empresas instaladas na área industrial II de Cocal, as margens desta rodovia e mais a Apae que sofre com a poeira e a lama. Sem contar que passam pela Eliane Revestimentos Cerâmicos por dia 150 carretas e a previsão é para que em 2012 esse número passe para 180 devido ao plano de expansão da empresa. Portanto, essa obra é o mínimo que o estado poderia fazer para ajudar a desenvolver a região,desafogar o trânsito e facilitar os acessos entre as cidades. Esperamos que o Governo repense essa questão e acelere a ordem de serviço", afirma.
A pavimentação da SC-442 compreende 10 quilômetros. A obra esta orçada em cerca de R$ 10 milhões. Além dessa reivindicação, Bortolatto aproveitou para pedir a aprovação do projeto de municipalização do trânsito do trecho da SC-446, que passa pelo Centro da cidade. Meller adiantou que só falta o aval do Governador, mas não deu previsão. Pedidos de lombadas eletrônicas também foram feitos por autoridades de Morro da Fumaça e pelo presidente da associação de moradores do bairro Jardim das Palmeiras.

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574