Vigilância recebe as primeiras doses da vacina contra gripe

As vacinas contra a gripe comum e H1N1 já chegaram à vigilância epidemiológica de Criciúma para a campanha de vacinação que ocorre a partir de 24 de abril. Nesta primeira etapa foram enviadas, pelo Ministério da Saúde, 12 mil doses.
Com o slogan "Vacinação para quem precisa de mais proteção", a abertura da campanha – que se estenderá até o dia 13 de maio – ocorrerá no salão Paroquial do bairro Boa Vista, das 14 às 17 horas, em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Neste dia, uma equipe de profissionais da Vigilância Epidemiológica estará disponível para vacinar 200 idosos no evento que será promovido pela Afasc. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Joice Savi, devem ser vacinadas, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. "A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo", comenta Joice. No dia 30 de abril (Dia de Mobilização Nacional), o objetivo, segundo ela, é realizar a vacinação do anti-tétano para os idosos.
A profissional enfatiza que os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, pois meia dose será aplicada em cada vez. "É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose para que a segunda seja aplicada", informa Joice.
Ela, ainda, lembra que a restrição é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo e pessoas com histórico de reação anafilática (reação alérgica aguda que provoca tonturas, vômitos e convulsões).
Para atender os acamados, Joice, explica, que um cronograma está sendo organizado para realizar as vacinas nas residências. Para isso, os moradores da área de abrangência do centro como os bairros Santa Catarina, Lote 6, São Cristóvão, Vera Cruz, Michel, Comerciário, Pio Corrêa, Mina Brasil, deverão entrar em contato com a enfermeira Sirinéia no PAM pelo telefone 3445.8750.

Mais informações: Joice Savi: 3445.8713 ou 9121.3986
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br