Alguns dos requisitos analisados pela equipe do Procon é verificar se o proprietário do estabelecimento possui o código do consumidor na loja e se os preços estão expostos, de forma correta, na vitrine. "É direito de o consumidor ter todas as informações de maneira clara antes de entrar na loja. Também vamos repassar informações sobre o bom atendimento ao consumidor", afirma a coordenadora do Procon, Nadir Zappelini.
Segundo ela, se for verificado que alguma loja não estiver nas normas, será realizada uma advertência oral para que o proprietário do estabelecimento corresponda corretamente às normas.
A consumidora Edriene Fernandes acredita que a ação é interessante para orientar os comerciantes quanto aos direitos de quem compra. "Às vezes eu compro e preciso trocar a mercadoria", diz Edriene.
O tintureiro Adriano Nascimento Geraldo acha que podendo ver o preço discriminado do produto na vitrine fica tudo bem mais claro e ajuda a decidir na hora da compra. "Quanto a mercadoria não apresenta o preço, eu me sinto obrigado a entrar na loja para saber o valor", comenta Adriano.
A gerente de uma loja de sapatos, Lílian de Oliveira, declara saber da importância de ter o código do consumidor no estabelecimento e de o cliente estar ciente do que vai pagar no final da prestação. "Às vezes o consumidor olha o preço à vista, mas é enganado pelo parcelamento que remete à ilusão de um valor menor, quando na verdade acaba pagando o dobro. Tendo as informações necessárias, o cliente fica mais à vontade para entrar na loja e efetuar sua compra", afirma Lílian.
Mais informações: Nadir Zappelini: 9164.5282
Fotos: Fran Lima
Texto: Morgana Réus
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