As mulheres têm conquistado um espaço cada vez maior na sociedade, sendo inseridas em funções que sempre foram delegadas aos homens. No esporte não é diferente. Visando difundir a bocha e incentivar a criação de equipes femininas na cidade, a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) está, pela primeira vez, montando uma equipe de bocha feminina para a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). "Temos bastantes mulheres que praticam bocha, mas é a bocha livre. Queremos incentivá-las a participar da bocha profissional com as regras", destaca o coordenador e técnico da Bocha, João Castelo.
Segundo ele, já estão sendo realizados contatos com algumas atletas para montar a equipe. "Uma equipe é formada por seis atletas e pretendemos trazer quatro jogadoras de outras cidades – com renome – e duas da região, para, assim, darmos o pontapé inicial da mesma maneira que fizemos com o masculino", afirma.
Castelo ressalta que a intenção é que esta equipe permaneça e ajude a formar novas atletas para que, no próximo ano, a bocha feminino participe em todos os campeonatos do circuito. "Este ano formaremos a equipe, apenas para o Jasc, mas pretendemos que ano que vem elas já participem dos mesmos campeonatos que o masculino", informa Castelo.
Para o presidente da FME, Renato Valvassori, é importante a formação dessa equipe para fomentar o esporte na cidade. "Estamos tentando fortalecer cada vez mais a modalidade, já que possuímos um dos maiores números de cancha na região", informa.
Preparação
O time de bocha masculino já está se preparando para a disputa da fase decisiva do 2º Campeonato Praiano de Bocha, em Arroio do Sal – RS. "Conseguimos classificar duas equipes para a fase decisiva. Ano passado fomos vice-campeões e este ano estamos otimistas", disse Castelo. Ele ainda afirma que todos os torneios e disputas são uma preparação paro os Jogos Abertos. "Pretendemos conquistar medalhas", finalizou.
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0027 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br