Falta de energia provoca morte de aproximadamente 12 mil frangos em Nova Veneza
A falta de energia causou a morte de aproximadamente 12 mil frangos na localidade de São José, interior de Nova Veneza. Somente em um aviário estima-se a perda entre oito a 10 mil unidades. Outros dois aviários somaram 2,5 mil. As propriedades ficaram 10 horas sem energia, das 13h às 23h, por volta das 14h30 tentou se restabelecida, mas com o vendaval não retornou até a noite.
As aves mortas eram de aviários a dois quilômetros de sede do município, localizados na rodovia Pietro Thomazzi, em direção à Barragem do Rio São Bento. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.
Sem a energia, o pulverizador de água e os ventiladores não funcionam. "Não perdemos toda a produção porque choveu um pouco e baixou a temperatura", afirma Ângelo Gonçalves, arrendatário da propriedade.
Ele afirma que é a segunda vez que acontece quedas de energia e causa a morte de aves. "Já havíamos perdido 1,5 mil aves em outra falta de energia. O prejuízo é grande, temos que pagar aluguel dos aviários, energia, lenha, carregamento e com o prejuízo não vai ter lucro. Acho que deve chegar a R$ 60mil."
Alguns criadores estão se mobilizando para entrar com uma ação indenizatória. "Isso não pode continuar, com o verão aumenta o consumo de energia. E para nós produtores ficar uma hora sem energia pode causar a morte de toda a produção", diz Gonçalves. Os frangos, depois de passar pela engorda, deveriam ser transportados a um abatedouro na próxima sexta-feira. As aves mortas foram encaminhadas para o aterro sanitário, em Içara.
Cris Freitas
ASSCOM Prefeitura de Nova Veneza
JP/RS 12.111
(48) 3436-1766 ou 9933-7295