Criciúma: Sorrir Sempre contempla centésima paciente

Sorrir Sempre contempla centésima paciente


Mais de 400 pacientes atendidos até o momento, com a expectativa de alcançar 2 mil atendimentos. Esse é o resultado parcial do programa Sorrir Sempre que contemplou na manhã de hoje (19), a centésima paciente. Há mais de 20 anos Maria Terezinha da Costa vivia sem poder se alimentar corretamente e com o sentimento de vergonha ao sorrir e conversar com as pessoas. Moradora do bairro Rio Maina, ela recebeu no gabinete do prefeito a próteses e comemorou o benefício. "Antes eu me sentia muito mal ao conversar com as pessoas. Estou muito feliz. Agora, posso sorrir à vontade e comer


Conforme a coordenaora do programa de Saúde Bucal, Sônia Zaccaron, o programa tem surpreendido pela procura. Ela explica que todas as próteses autorizadas até agora serão entregues até Janeiro, pois a rapidez, também, depende das consultas, já que são realizadas mais cinco etapas – para moldagem das próteses, entre outros.

 

Segundo o prefeito Clésio Salvaro o programa permite as pessoas mais carentes a recuperação da dignidade e da autoestima. "É uma grande satisfação, para nosso governo, poder ajudar a quem precisa. É para isso que trabalhamos. Fazer mais e melhor para todos os criciumenses. Esse programa ajuda as pessoas a sorrirem novamente. O resultado obtido até agora tem sido muito bem e já nesta primeira etapa vamos superar as metas", afirma o chefe do Executivo.

Prótese

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 17% da população enfrenta problemas com a falta de dentes. O programa "Sorrir Sempre" contempla pessoas com idade entre 45 e 80 anos com prótese total, caso necessite. O trabalho é desenvolvido pela secretaria da Saúde, em parceria com os governos Federal e Estadual.

Os interessados em participar do programa, que sejam desdentados ou que usem prótese total mal adaptada, quebrada, devem procurar a Unidade de Saúde, que possua serviço odontológico, mais próxima de sua casa e realizar uma avaliação com o dentista. O mesmo deve levar no dia da avaliação o cartão nacional de saúde, CPF e comprovante de residência no município de Criciúma (comprovante no nome da pessoa que necessita da prótese).

 

Sônia informa que, após a avaliação o dentista preencherá um laudo de solicitação de procedimento do SUS, com este laudo em mãos o paciente deve se dirigir a Secretaria do Sistema de Saúde para obter a autorização de confecção da prótese. A escolha do local para realização da prótese e o 1º agendamento é realizada no dia do pedido de autorização. Três unidades de saúde são referências para confecção de próteses total, sendo elas a Policlínica do Rio Maina – no período matutino (8horas), à tarde (13horas) – o 24h Prospera, e, a partir das 17horas, o 24h Boa Vista.

 

 

Mais informações:
Texto e Fotos: Morgana Réus
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0027 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br