Criciúma possui 1.157 moradias populares em construção

Criciúma possui 1.157 moradias populares em construção

Ter um lar ou uma casa com condições de se viver é o sonho de, aproximadamente, cinco mil criciumenses. Número que a secretaria do sistema Social tem se esforçado para diminuir. Por isso, atualmente, existem 1.157moradias populares em construção, 995 em projeto e 370 já entregues. "São mais de 2.522 moradias construção, entregues e em projeto e, assim, atingiremos a meta estipulada no começo de nosso governo, mas queremos mais. Estamos buscando sanar o déficit habitacional", ressaltou a secretária do social, Geovânia de Sá.

Dentre os empreendimentos em construção o residencial Carmel, no bairro Cidade Mineira Velha, será responsável por levar o sonho da casa própria para 272 criciumenses. "A casa própria leva segurança e dignidade as pessoas, pois elas terão onde deixar seus filhos, onde dormir, enfim, onde viver", ressaltou Geovânia.

Segundo o coordenador de obras da empresa FMM (responsável pela construção), Carlos Rubiano Martins, estão sendo construídos – no Carmel – 17 blocos com 16 apartamentos cada, sendo que do total, 3% das unidades são destinadas para cadeirantes e idosos. "Nesses casos os cadastrados beneficiados terão preferência na escolha da unidade", disse.

Martins ainda informa que cada apartamento possui 45 m² divididos em dois quartos, sala e cozinha conjugados e banheiro. "Para o lazer construiremos três quiosques e um salão de festas", afirmou.

Segundo o técnico de projetos do setor de Habitação, Valmir Luiz, para se cadastrar a uma moradia popular, de zero à três salários mínimos, as pessoas devem procurar o setor de habitação, na antiga prefeitura, e serem cadastradas no Cadastro Único do Sistema Social (CadUnico), residirem ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, residirem no município por, pelo menos, cinco anos, residirem próximos ao empreendimento e ganharem de zero à três salários mínimos. "Temos 3.300 pessoas cadastradas esperando para receber um imóvel popular", informou.

Geovânia ressalta que essas regras são uma tentativa de moralizar a habitação. "Temos que ter isso para sermos justos e beneficiarmos aqueles que, realmente, precisam", destaca. Durante a manhã de hoje (14), a secretária esteve visitando as obras do residencial Carmel.


San Diego

Está em fase de terraplenagem, também, mais um grande empreendimento do Social o residencial San Diego, na Quarta Linha, para onde estão previstas construções de quadra poliesportiva, salão de festa, dentre outros. "Ele irá beneficiar 320 pessoas que, também, ganhem de zero a três salários mínimos", informou Geovânia.

Projetos

Estão em fase de projeto empreendimentos no Cristo Redentor, Renascer e Sangão num total de 995 novas moradias populares. "Lembramos que esses empreendimentos habitacionais são realizados em parceria com Governo Federal, Caixa Econômica Federal, e, em alguns casos, com a COHAB", informou Geovânia.

 


Projeto
Local
Situação
Quantidade

Venecia
São Sebastião
Entregue
256

Nova Casa
Renascer/Mina 4
Entregue
101

Carmel
Cidade Mineira Velha
Em construção
272

San Diego
Quarta Linha – HG
Em construção
320

PHNIS
Renascer – Mina 4
Em construção
49

Unidades Isoladas
Cristo Redentor
Em construção
50

HBB (dez. 2009)
Paraíso
Entregue
13

HBB (2010)
Paraíso
Em construção
26

Mantova
Santa Luzia
Em construção
160

Sola dos Comerciários
Jardim Maristela
Em construção
120

Vicenza
Vila Rica
Em construção
160

COHAB
Cristo Redentor
Em projeto
95

Rodobens
Sangão
Em projeto
900

TOTAL

2522

 

 

Mais informações:
Geovânia De Sá: 9164.5304
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0027 ou 9162.8993
Texto e Fotos: Lucas Colombo
www.criciuma.sc.gov.br