Programa "Sorrir Sempre" será lançado sexta-feira
Brincalhona e bem humorada a empregada doméstica Otília Fernandes tem evitado abrir seu sorriso nos últimos anos. Um costume que a moradora do bairro Primeira Linha espera recuperar em breve através do projeto "Sorrir Sempre".
O programa será lançado nesta sexta (26), pela secretaria do sistema da Saúde e é em parceria com o governo Federal e Estadual. O objetivo é reduzir na cidade, um dos principais problemas de saúde do brasileiro, a falta de dentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 17% da população enfrenta este problema. O evento será às 19 horas, na Intendência do Rio Maina.
Segundo Otília, a maior dificuldade que ela encontrou até agora foi a falta de dinheiro. "Achei este projeto maravilhoso. Essa vai ser uma grande chance para mim e outras pessoas que não tem condições financeiras de pagar um tratamento", afirmou.
Serão produzidas, 80 próteses dentárias, por mês e aplicadas nos criciumenses que apresentarem necessidades. Um projeto pioneiro em Criciúma que proporcionará há muitos, uma oportunidade digna de sorrir feliz, novamente. "Estou muito contente e ansiosa para sorrir novamente", avisa.
"Com esse projeto, queremos elevar ainda, mais a qualidade de vida dos criciumenses", reforçou o prefeito Clésio Salvaro. O atendimento será realizado nas pessoas com idades de 50 a 75 anos e é totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo inicial do projeto será de seis meses.
O município disponibilizará dois profissionais cirurgiões dentista e um auxiliar saúde bucal, que realizará a fase pré-protética no consultório na unidade de saúde de referência e, diariamente, fará os encaminhamentos para o laboratório de prótese dentaria, preencherá os formulários necessários para autorização da realização da prótese.
O processo de fabricação das próteses passará por cinco etapas até a finalização. Um mês é o prazo para entrega das mesmas.
Como irá funcionar o processo de seleção
A partir de segunda (28), as pessoas que estiverem interessadas em fazer parte do programa, deverão se inscrever na secretaria do sistema Social com comprovante de renda para atestar as dificuldades financeiras. Logo depois, deverá procurar as unidades de saúde do bairro onde mora, no qual deverão comparecer com um comprovante de residência e o cartão do SUS para o agendamento.
Essas pessoas vão passar por uma avaliação com um especialista e serão encaminhados a um dentista. As unidades de Saúde que irão realizar o atendimento são o Rio Maina na parte da manhã, 24 horas do Boa Vista e Próspera das 5 horas às 21 horas. A meta da secretaria do sistema de Saúde será atender de quatro a cinco pessoas por dia, além daquelas que irão fazer outros tipos de consultas.
Mais informações:
Vera Regina Eggles – cirurgiã dentista: 3445.8433
Sonia Zaccaron: Coordenadora municipal de odontologia: 3445.8433
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.899
Texto: Morgana Réus
Fotos: Marcio Costa