Morro da Fumaça é mais um município que passa a contar com uma fundação do meio ambiente.

Morro da Fumaça é mais um município que passa a contar com uma fundação do meio ambiente. Foi inaugurada na noite desta terça-feira (12), a sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf).

A cerimônia ainda oficializou o ex-secretário de agricultura Nelson Francisco Damázio como diretor presidente da fundação. “A criação de uma fundação do meio ambiente era uma antiga reivindicação de nossa comunidade. Hoje iniciamos uma nova etapa em nosso município, e é uma honra poder participar desta instituição que trará muitos benefícios para Morro da Fumaça”, destaca Damázio.

A Fumaf foi criada pela Lei 1327/2009, que além da fundação institui também o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o seu regimento interno e o seu estatuto. Além da conscientização ambiental, a Fumaf executará as políticas municipais de meio ambiente, expedição de normas regulamentares, licenciamentos, prevenção, realização de estudos e pesquisas sobre tecnologias ambientais, entre outras atribuições. “A fundação não foi criada para impedir o desenvolvimento, mas sim para contribuir com o meio ambiente de nosso município e agilizar vários processos”, ressalta o engenheiro ambiental Paulo Naspolini, que ainda parabenizou o prefeito Baltazar Pellegrin pela iniciativa. “É preciso coragem para criar uma Fundação Municipal do Meio Ambiente”, completa.

O prefeito Baltazar Pellegrin diz que a criação da Fumaf é mais um passo que Morro da Fumaça dá em direção ao desenvolvimento. “Nosso município precisa caminhar. Precisamos seguir os passos de outras cidades rumo ao desenvolvimento”. O prefeito ainda fala que este foi mais um compromisso assumido pela atual Administração Municipal a ser cumprido e que a criação da fundação é a contribuição do município para a melhoria do meio ambiente. “Precisamos fazer a nossa parte na contribuição com o meio ambiente. A Fumaf nasce com o intuito de auxiliar nas questões ambientais de Morro da Fumaça”, finaliza.

Jorn. Marciano Bortolin (SC 3566 JP)