Morro da Fumaça (29) – “Aprender a Viver”. Este foi o tema da palestra que encantou e emocionou os 180 professores da rede municipal de Morro da Fumaça.
A palestra foi ministrada pelo paulista Luiz Eduardo Boudakian, integrante do Projeto "Aprendendo a Viver" que leva mensagens de auto-estima e valorização da vida por todo o país, mostrando que é sempre possível acreditar na própria existência e que existe uma solução para cada problema.
Boudakian é portador de necessidades especiais decorrente de uma alteração genética no sistema nervoso central, que afeta a coordenação motora, o equilíbrio e a fala. Sua doença não tem cura e leva à degeneração cerebelar, e com o passar do tempo dificulta sua locomoção e comunicação. “Nada acontece por acaso, estou aqui para vivenciar e ensinar que não adianta lutar contra a deficiência física. Tem que usar seu potencial, não para se lamentar, porque se lamentando só tende a piorar as coisas”, fala.
A Palestra teve como objetivo levar aos professores da rede municipal uma visão das limitações e o que um portador de deficiência física enfrenta no dia a dia. Boudakian estimula a interação do público através de dinâmicas, histórias reais e bem humoradas de seu cotidiano, mostrando que com espiritualidade e bom senso, os acontecimentos são encarados de forma normal. “É preciso dar chance para aqueles que querem viver. Permitir que sintam sua própria importância no mundo. Que aprendam a se amar e amar aos que estão ao seu redor. E uma boa forma de dar-lhes esta oportunidade é permitindo que conheçam alguém que aprendeu a viver com as limitações de uma deficiência física”, destaca.
A vinda do palestrante só foi possível devido à parceria entre os municípios de Morro da Fumaça, Urussanga, Cocal de Sul e Lauro Muller. “No próximo ano queremos trazê-lo novamente, porém para ministrar a palestra para nossos alunos”, destaca a secretária de educação e cultura, Márcia Salvan Gabriel Saviatto.
Ainda conforme a secretária a palestra faz parte do projeto de educação inclusiva que está sendo desenvolvido no município. “Estamos desenvolvendo um novo olhar para a Educação Inclusiva em Morro da Fumaça, e esta é uma forma de mostrar que mesmo com limitações, todos podem ir em busca de seus ideais”, finaliza.
Jorn. Marciano Bortolin (SC 3566 JP)