Aumentar o consumo de frutas e diminuir as guloseimas das crianças. Esse é o objetivo do trabalho realizado pela nutricionista da prefeitura municipal de Cocal do Sul, Ana Paula Canuto em todas as escolas municipais de educação infantil. A estratégia utilizada é o teatro de fantoche. A peça conta a história de um menino que não gostava de frutas, mas vivia comendo doces e salgadinhos. Até que um dia, o garoto fica doente e gordinho. É nessa hora que as frutas entram em ação. Conversam com a criança, falam dos benefícios e do sabor do alimento natural e incentivam-o a experimentar. “Utilizamos o lúdico para chamar a atenção, entrar no universo da criança e provocar mudanças”, explica Ana Paula.
Todos os dias as crianças recebem frutas na escola. Mas a nutricionista percebeu que algumas diminuíram o consumo e crianças estão acima do peso. “Nas instituições não é permitido levar lanche de casa porque a merenda é balanceada e acompanhada. Mas a alimentação saudável não deve acontecer apenas na escola. Tem pais que na hora da saída esperam os filhos com chips e doces e, em casa, muitas vezes há o descontrole”, destaca.
Depois de conversar com as crianças e verificar o peso de cada uma delas, o próximo passo é desenvolver o trabalho com os pais.
Assessoria de Imprensa – Cocal do Sul