O Sistema de Inspeção Municipal de Urussanga (SIM) busca a cada dia orientar pequenos produtores da cidade para que saiam da clandestinidade. Muitos ainda produzem de forma caseira, embutidos, queijos, derivados de carne suína e bovina e as comercializam. Contudo, não sabem que esta não é a forma mais correta.
Atualmente, de acordo com informações do diretor de Agricultura Eduardo Zapellini três pequenos produtores já estão devidamente cadastrados no SIM e comercializam seus produtos de forma legal.
Na comunidade de Rio Maior um pequeno empresário produz torresmo, salame, embutidos e carne in natura. No Centro, o proprietário de um açougue montou um entreposto de carnes e derivados, laticínios e frios. E outro também iniciou com um entreposto de carnes, bifes empanados, asa e coxa de frango temperadas.
Segundo ele, a secretaria está tentando conscientizar a todos para que os mesmos possam trabalhar sem se preocuparem com as fiscalizações da vigilância sanitária. Os trabalhos de orientação são realizados pelo médico veterinário Diego Heinzen. Interessados devem se dirigir ao local, no prédio do SUS, na rua do Althoff Supermercados. O médico afirma que o potencial dos produtores de Urussanga é muito grande, que todos podem fazer e vender aqui muitos produtos, principalmente queijo. Diego orienta que quem atua na clandestinidade e for autuado pela Vigilância Sanitária, além de ter que desembolsar uma multa alta, responderá na justiça. Pois, produtos sem procedência e inspeção sanitária podem causar sérios problemas de saúde em quem consome, porque acaba disseminando doenças.
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Urussanga