You are currently viewing Ação recolhe quase meia tonelada de lixo na orla do Balneário Rincão

Ação recolhe quase meia tonelada de lixo na orla do Balneário Rincão

Mesmo debaixo de chuva, alunos e professores do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFSC) Campus Criciúma, em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Urussanga e membros do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura do Balneário Rincão e da Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), realizaram nesta manhã de sábado, 27, a coleta de resíduos sólidos na orla marítima e na foz do Rio Torneiro. A atividade ecológica marca a participação de entidades da região no Dia Mundial de Limpeza de Rios, Praias e Lagoas.
Os voluntários também contaram com a presença do prefeito do município, Décio Góes, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Aníbal Patrício, e ainda com a participação do vereador João Picollo e membros da Colônia de Pescadores Z-33, que vieram dar seu apoio e prestigiar a ação ecológica dos alunos do IFSC.

Em menos de duas horas de trabalho, os voluntários recolheram cerca de 400 Kg de lixo depositados nas dunas, na praia e nas encostas do Rio Torneiro. Para fazer a seleção para posterior descarte, alguns dos membros responsabilizaram-se em quantificar e qualificar o material recolhido para levantar dados. Havia nesses locais o depósito de rejeitos como aparelhos de freezer, refrigerador, vaso sanitário e pedaços de armações de postes. O lixo retirado durante a ação será encaminhado para a Santec Resíduos, aterro industrial e sanitário, em Içara.

"É importante a conscientização não só dos moradores, como dos frequentadores da praia. Percebemos também que uma boa quantidade do lixo vem de toda a região, através córrego do Rio Torneiro, vindo todo para a praia, que é um local comum a todos, portanto um problema de todos", conta Fabiane Nunes Gonçalves, do Departamento de Meio Ambiente do Rincão.

Esta não é a primeira vez que um grupo se reúne para a coleta ecológica nas praias do Balneário, porém desta vez foi a primeira com participação e colaboração de várias entidades, juntas em prol da causa. Ao final da coleta e da pesagem do material, o grupo decidiu que seria importante se houvessem mais datas no futuro para este tipo de ação, portanto a prática deve se repetir nos próximos meses, inclusive na temporada de verão.

Texto: Eduardo Muñoz Fotos:Beatrice Gonçalvez/ Eliana Maccari