O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma, repassou para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) 150 mil reais, para fortalecimento e operacionalização do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. Estiveram presentes na assinatura do convenio o presidente da AMREC e prefeito de Lauro Muller, Fabrício Kusmin Alves, o Secretario da SDR, João Fabris e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.
Os recursos, oriundo do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, permitirá que o comitê tenha a estrutura humana adequada para exercer seu papel na mobilização das entidades, participação em cursos, eventos, assembleias, visitas técnicas assim como a participação de representantes do Comitê em eventos ambientais e de recursos hídricos.
Para o presidente da AMREC, Fabrício Kusmin Alves, o recursos são necessários para manutenção deste trabalho. “O comitê vem atuando nesse trabalho de recuperação e defesa deste importante recurso natural da nossa região, por isso é necessario a continuidade”, afirmou Fabrício.
Segundo o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o seu repasse permite a viabilização das ações do comitê e o seu fortalecimento. “Devemos considerar a importância da parceria da Amrec, que atualmente é a agência delegatária do comitê e a entidade com a qual o Governo estabelece o convênio para o repasse do recurso”, explica Virtuoso. Ele ainda elogia o esforço da SDR, por meio da sua equipe técnica e do secretário João Fabris, para que o processo burocrático pudesse transcorrer com rapidez. “Eles compreendem a necessidade de garantir o funcionamento do comitê e seu fortalecimento para a gestão participativa da água na área de abrangência da bacia do Rio Urussanga”, diz Virtuoso.