As prefeituras que não encaminharem suas informações de acordo com o novo padrão poderão ficar impedidas de receber transferências voluntárias e de contratar operações de crédito, além de estarem sujeitas a outras restrições por parte do Tribunal de Contas do Estado. Além de adequar antecipadamente os sistemas para Santa Catarina a Betha irá oferecer a partir do segundo semestre, por meio da Universidade Betha, treinamentos direcionados aos contadores e controladores públicos.
O secretário de finanças do município de Cocal do Sul, Clédio Fachin, afirma que a participação no encontro foi válida para conhecer o novo funcionamento e preparar a administração para as mudanças. "Essa prévia foi importante para conhecer as atualizações necessárias para 2015 e irá facilita%u200Br%u200B a gestão no dia a dia. Agora já podemos pensar em reunir as pessoas envolvidas para preparar o município para que não haja dificuldade", explica ele.
A contadora Jadna Colombo Pereira, do controle interno da prefeitura de Forquilhinha, também considerou a apresentação importante. "É interessante e necessária em função do real início do Pcasp. Já ouvimos falar bastante, mas agora que vamos começar a trabalhar é que vamos ver na prática as dificuldades na execução", pontu%u200Ba a contadora. "Entendemos aqui a logística de como vai funcionar, mas estamos um pouco apreensivos de como cada área específica vai trabalhar", comenta ela.
Para o contador da Amrec, Jacimar Torres, os próximos treinamentos ajudarão a entender ainda melhor as adequações. "Participo de palestras sobre o novo Pcasp há dois anos, e agora no segundo semestre a Amrec dará treinamento para cerca de 60 profissionais que atuam na região. A apresentação prévia foi prática e os profissionais aproveitaram bastante. Essa aproximação é importante para que os contadores saibam que está sendo trabalhado para atender as exigências do Tribunal", complementa.
O encontro da Amrec foi uma oportunidade também para tirar dúvidas sobre o detalhamento das fontes de recursos nos sistemas.
Colaboração: Jornalista Lene de Costa/ Alfa Comunicação