O evento que foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como presidente o deputado Serafim Venzon, tem como objetivo capacitar os gestores do fundo e entidades envolvidas para, consequentemente, elevar a arrecadação do FIA em Santa Catarina.
Para o prefeito Márcio Búrigo, que foi anfitrião e representou a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) no ato, somente através de ações como esta que foi realizada pela Assembleia Legislativa, que é possível alcançar avanços nesta área. "As discussões acerca deste assunto promovem o fortalecimento de fatores de proteção, como bem estar psicológico e emocional, habilidades sociais e bom relacionamento entre as instituições e empresários que estejam prontos para colaborar com o lado social. Esse curso é uma forma de reciclar e aprimorar as técnicas de gestão que os profissionais utilizam. As esperanças e expectativas dos participantes devem ser renovadas sempre", declarou o prefeito.
De acordo com o presidente da comissão, é muito importante o apoio do Poder Público para que o trabalho se desenvolva. "Santa Catarina tem capacidade para investir cerca de 90 milhões através do FIA em projetos. À medida que vamos mostrando projetos com resultados, as pessoas vão investir mais em ações sociais. O Governo nos dá uma tarefa árdua de transpor essas barreiras. O objetivo deste encontro é melhorar ainda mais o trabalho já desenvolvido na região Sul", ressaltou Venzon.
Um dos temas abordados na palestra foi: "O Poder dos Conselhos de Direito – Instrumentos de Mudanças Sociais". Os recursos arrecadados pelo FIA são aplicados em projetos sociais públicos ou privados, projetos de pesquisa e obras que possibilitam a recuperação, tratamento ou readaptação social de crianças, adolescentes e jovens carentes. Além de Criciúma, as cidades de Brusque, Joinville e Florianópolis receberão o evento.
Segundo a secretária de Assistência Social, Solange Barp, a sociedade tem que se preocupar em mobilizar a sociedade para mudarmos a realidade, sendo que o FIA é um dos principais recursos. "É uma preocupação geral para todos nós. Sabemos quanto mais investirmos em nossas crianças, melhor será para o futuro", comentou Solange.
Texto e fotos: Milena dos Santos