You are currently viewing Colegiado de Saúde da Amrec discute atendimentos na ortopedia do Hospital São José

Colegiado de Saúde da Amrec discute atendimentos na ortopedia do Hospital São José

Os atendimentos de urgência no setor de ortopedia do Hospital São José foram tema de reunião entre o Colegiado de Saúde da Amrec, Secretaria de Estado de Saúde (SES/SC), 21ª Gerência Regional de Saúde (Gersa) e equipe técnica do hospital. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 12, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Além dos atendimentos de urgência na ortopedia, as dificuldades de acesso dos pacientes no hospital, que é a maior referência na região, também foram abordadas. "Quando o paciente tem acesso ao hospital, não tem garantia de retorno. Foi assinado um Termo de Compromisso entre o hospital e o Estado, no entanto, o entendimento está sendo diferente entre as partes, as metas e o que foi pactuado não está sendo cumprido", informou o gerente da 21ª Gersa, Roque Salvan.

De acordo com Salvan, atualmente, existe uma fila de 600 pacientes de ortopedia para realização de cirurgia eletiva – fora outras especialidades – desde o ano de 2008. "O Estado e os municípios exigem uma explicação do hospital, que pediu um prazo até a próxima terça-feira, dia 19, quando a diretoria deverá se reunir com o corpo clínico da ortopedia", explicou o gerente. Conforme a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da SES/SC, Karin Cristine Geller Leopoldo, o hospital fez uma proposta de assumir as consultas de retorno, que anteriormente iam para os municípios, e garantir as consultas de alta complexidade.

Segundo Karin, o hospital irá verificar com o corpo clínico para atender os casos de Trauma Ortopedia de Média Complexidade (TOM), aqueles procedimentos que vêm pela emergência, como fraturas de perna, braço. "O hospital que aderir ao TOM tem 80% a mais de recursos federais. Os secretários de saúde de Içara e Urussanga também devem verificar com os hospitais destes municípios para aderir ao TOM e, se isso for concretizado, irá desafogar, em parte, a demanda do São José", observou Karin.

Uma nova reunião entre o Colegiado de Saúde da Amrec e a 21ª Gersa foi agendada para o dia 25, onde serão retomados os assuntos referentes à emergência, consultas de retorno de média e alta complexidade, processo para aderir ao TOM e cirurgias eletivas. Nesta data, deverá ser definido um encaminhamento final para garantir cada vez mais acesso para os pacientes de toda Amrec. "Os encaminhamentos foram positivos, precisamos discutir para avançar, apesar de o hospital ter fechado as portas para os municípios, é preciso garantir os atendimentos", concluiu a diretora da SES/SC. 

"O hospital quer cumprir a missão de atender o povo sempre da melhor forma possível. Temos um corpo clínico qualificado e preocupado com o atendimento ao povo, pois todos precisam ter condições humanas e justas de atendimento. Consideramos muito importante esta parceria entre Estado, Município e prestador de serviço, nós crescemos com isso", ressaltou a vice-diretora do Hospital São José, Irmã Terezinha Buss.

 

 

Assessoria de Imprensa da Amrec
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br