You are currently viewing Amrec marca presença na 3ª Conferência Estadual de Cultura

Amrec marca presença na 3ª Conferência Estadual de Cultura

Mais de 300 delegados de diversas regiões de Santa Catarina participaram da 3ª Conferência Estadual de Cultura, em Florianópolis. O evento ocorreu nesta segunda e terça-feira, 02 e 03, no Centro Integrado de Cultura, reunindo dez delegados da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Políticas diferenciadas para municípios de pequeno porte e a solicitação de auxílio e reconhecimento do Governo Federal aos intercâmbios nacionais e internacionais, característicos da Região Carbonífera, foram as propostas elencadas para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, entre os dias 26 a 29 de novembro. Vale ressaltar que na conferência estadual foram eleitos delegados que representarão a região sul do estado no evento, que deverá reunir representantes da sociedade civil, além de membros do governo. 

"Para nós, da Amrec, foi bastante positivo, pois conseguimos expor ideias que foram bem aceitas", salientou o delegado da Amrec e pesquisador da área de enologia da Epagri, Stevan Arcari. Segundo ele, a conferência vem de encontro com diretrizes predeterminadas e faz parte de um processo que está em andamento há algum tempo. "O processo está sendo bem conduzido nas linhas teóricas e foi bem abrangente. Diversos setores da cultura foram representados por diferentes agentes e foi muito positiva a grande participação dos municípios menores, que expuseram as dificuldades. É nítida a necessidade de políticas mais específicas para estes municípios, tanto na parte financeira, quanto de capacitação, pois nem sempre existem técnicos na área disponíveis", afirmou. Além disso, conforme Arcari, foi muito positivo o entendimento dos participantes na questão da valorização dos produtos agroalimentares como patrimônio cultural, como por exemplo, o vinho Goethe.

"Nossos delegados defenderam arduamente as propostas da região para os avanços de políticas públicas na cultura", observou a presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec, Isabela Niehues dos Santos. Foram eleitos cinco delegados durante a conferência de Criciúma – que por se tratar de uma cidade com mais de 100 mil habitantes realizou o evento de forma independente – e outros cinco foram escolhidos na conferência dos demais municípios da Amrec. O tema debatido na conferência estadual foi "Uma Política de Estado para a Cultura – Desafio do Sistema Nacional de Cultura", oportunizando espaço para que a sociedade civil e os governos avaliassem e fizessem propostas para as políticas culturais da União, Estado e Municípios.

 

Assessoria de Imprensa da Amrec
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br