Gestores da área cultural de todas as regiões de Santa Catarina estão em Florianópolis para participar da III Conferência Estadual de Cultura. Mais de 300 delegados, eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais, vão discutir propostas dentro dos quatro eixos do texto do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e definir quais serão levadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília (DF) no final de novembro.
Na abertura da Conferência, na manhã desta segunda-feira (02), no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, destacou a expressiva representação de municípios catarinenses e do número de delegados. "É muito gratificante ver o engajamento dos gestores públicos que não mediram esforços para realizar as conferências locais e, assim, possibilitar a presença deste público", frisou Martins, que também preside a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
O processo participativo e democrático que precedeu a realização da Conferência Estadual também foi mencionado pelo secretário como fator indispensável na discussão dos planos de cultura para municípios e Estado. De acordo com ele, entre as principais reivindicações do setor cultural, destacam-se a autonomia e políticas públicas de acesso à cultura, com uma distribuição mais equilibrada de recursos.
A solenidade também contou com a participação do secretário-substituto de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, a representante da Regional-Sul do Ministério da Cultura, Eleonora Spinato, a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Garcia, a presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), Roselaine Vinhas, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Elza Moreto e a diretora de Políticas Integradas de Lazer da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Eliza Wypes de Liz.
A recepção artística dos delegados e convidados ficou por conta da Orquestra de Câmara da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que executou o Hino Nacional sob a coordenação do professor João Eduardo Titton.
Após a abertura, Bernardo Machado fez a apresentação do texto-base da Conferência. Ainda neste primeiro dia serão formados grupos de trabalho para debater as propostas de cada tópico. As atividades seguem nesta terça-feira (03) com plenárias pela manhã e tarde. Por fim, serão eleitos os delegados que vão representar Santa Catarina na Conferência Nacional. O evento é aberto à participação da comunidade, mas somente os delegados tem direito à voz e voto.
Fonte: Carla Coloniese – Ascom
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7420