Orleans completa hoje 100 anos, com muitos motivos para comemorar. A Cidade das Colinas é marcada pela beleza de suas paisagens naturais e encanta quem passa devido à organização e ao desenvolvimento, baseado principalmente em mais de 100 indústrias, entre médias e grandes, de setores como embalagens plásticas, molduras, implementos agrícolas e carrocerias, além de grande produção de madeira beneficiada.
A criação do município data de 30 de agosto de 1913, mas a história do local teve início na época do Império, quando o imperador D. Pedro II presenteou sua filha, a princesa Isabel, com uma colônia dotada com a extensão de 98 léguas, por ocasião do casamento dela com o Conde d`Eu.
Foi formada uma comissão para selecionar e demarcar uma gleba de terras destinada à implantação da colônia, que foi chamada, mais tarde, de Grão-Pará. A equipe de engenheiros e agrimensores destinada ao trabalho, após examinar as áreas alternativas na região do Vale do Rio Araranguá e do Vale do Rio Tubarão, opinou por esta última região, devido à descoberta de carvão mineral nas imediações e ao fato de já existir planos para a construção de uma estrada de ferro margeando o Rio Tubarão.
A Colônia Grão-Pará foi criada em 1882 para promover a ocupação das terras com colonos imigrantes e nacionais. O local foi inicialmente colonizado por imigrantes italianos, portugueses, alemães, poloneses e letos. Paralelamente à ocupação ocorreu a construção da estrada de ferro para atender principalmente a região carbonífera.
O nome Orleans foi escolhido pelo próprio conde, em homenagem à sua cidade natal Orleães, na França. A demarcação original do dote de terras abrangia Orleans, parte de São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, parte de Anitápolis, Armazém, São Martinho e São Bonifácio. O nome e o local exato da cidade foram escolhidos na única visita do conde à nova colônia, em 26 de dezembro de 1884.
A existência de carvão de pedra e a abertura dessa estrada de ferro muito contribuíram para o desenvolvimento do município. Pela lei provincial n.º 218, de 2 de outubro de 1888, foi criado o distrito de Orleães do Sul, subordinado ao município de Tubarão.
Conforme o Jornal Diário do Sul, quatro anos depois, em 30 de agosto de 1913, foi criado o município de Orleans, sendo festivamente instalado dia 20 de outubro do mesmo ano, quando tomou posse o primeiro superintendente municipal, José Thomaz da Silva.
População escolheu selo do centenário
Os internautas escolheram o selo comemorativo do centenário de Orleans entre sete modelos eleitos por comissão. O selo representa a celebração e o público pôde participar através de uma votação aberta.
Para um dos membros da comissão organizadora da festa, Antônio Willemann, a votação é uma forma de interação com a comunidade. "Escolhemos as logos. No entanto, a decisão final ficou com os orleanenses.
É uma forma de incluir a comunidade nesta escolha que representa a nossa história nestes 100 anos de emancipação do município. Nada melhor do que aproveitar a tecnologia para que haja essa interação entre os vários meios de comunicação", fala Antônio.
Fonte: Portal SulinFoco (www.sulinfoco.com.br)