You are currently viewing Prefeitos da Amrec discutem demandas da saúde na Região Carbonífera

Prefeitos da Amrec discutem demandas da saúde na Região Carbonífera

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se reuniram nesta sexta-feira, 28, na sede da entidade, para discutir assuntos relacionados à saúde regional. O projeto de castração de animais do Unibave foi apresentado aos gestores, bem como importantes demandas trazidas pelo Colegiado de Saúde da Amrec. "Estas reuniões servem para aproximar os municípios e as dificuldades trazidas podem ser resolvidas por meio de debates, que unificam os encaminhamentos a serem efetuados", ressaltou o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre.

A presidente do Colegiado de Saúde da Amrec e secretária de Saúde de Nova Veneza, Santina Izé Rosa, esclareceu assunto relacionado ao profissional de medicina que atua nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Segundo ela, a dificuldade inicial é ter médicos disponíveis para contratação na Amrec para desenvolverem as atividades nas ESF's por oito horas/dia. "Ocorre que por vários motivos os médicos acabam atuando por quatro ou seis horas, o que desencadeou assinaturas de Termo de Ajuste de Conduta com as Promotorias Públicas da região", explicou Santina. Conforme ela, a sugestão do colegiado é estabelecer um salário médio na região para todos os profissionais médicos que atuam nas ESF's e que todos os municípios cobrem a mesma carga horária, conforme Portaria nº 2.488, de 21/10/2011 do Ministério da Saúde. "Este é o momento de nos ajudarmos para melhorar a situação e ver que norte podemos tomar juntos", salientou.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, disse que este é um problema grave e que mesmo com os esforços da Amrec, será necessário estender o assunto para a Fecam. O prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, sugeriu a elaboração de uma nota oficial explicando as dificuldades, a ser encaminhada para deputados, governador e presidenta da República. Já o vice-presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, propôs levar o problema também aos promotores de Justiça. "Isso é muito sério, tem a questão da carga horária, o percentual de cumprimento. Os promotores precisam sentir a dificuldade que temos com a contratação de médicos. E essa dificuldade é nossa", relatou o prefeito.

Para o presidente da Amrec, é necessário buscar alternativas e médicos para trabalhar. "Com relação ao assunto polêmico sobre a saúde na região, vamos trabalhar em conjunto entre os municípios para dirimir os problemas e encontrar soluções, priorizando a qualidade dos serviços para atender melhor o cidadão", assegurou Lei Alexandre. Conforme o presidente, o assunto será encaminhado nos próximos dias.

Projeto de castração de animais é apresentado pelo Unibave

O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Elcio Willemann e o vice-reitor e coordenador da Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza, participaram da reunião de prefeitos para apresentar um projeto de castração de animais. Segundo o reitor, a ideia é construir uma unidade móvel para castração, com a finalidade de diminuir os custos com logística. "O controle de cães e gatos é fundamental para a promoção da saúde humana, ambiental e animal, para a vigilância epidemiológica, controle de zoonoses e demais agravos envolvendo esses animais, como agressões a seres humanos. Precisamos de programas de esterilização", sublinhou o vice-reitor. Realizar castração, identificação de animais, palestras, atividades educativas e auxílio no senso populacional são os objetivos do projeto.

O prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, propôs fazer a elaboração de projeto para buscar recursos e constituir um grupo de trabalho para encaminhar as ações com os secretários de Saúde. "Vamos tentar cadastrar o projeto para alocar recursos do Estado. Os secretários também podem formar um grupo de trabalho e discutir em suas reuniões para buscar encaminhamentos e diminuir custos", sugeriu. O presidente da Amrec solicitou que dentro de 15 dias esteja formado o grupo de trabalho entre os secretários de saúde.

Participaram da reunião os prefeitos de Balneário Rincão, Décio Góes; Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Forquilhinha, Lei Alexandre; Lauro Müller, Fabricio Kusmin Alves; Nova Veneza, Evandro Gava; Siderópolis, Hélio Cesa; Treviso, João Réus Rossi e de Urussanga, Johnny Felippe. Estiveram presentes ainda os vice-prefeitos de Criciúma, Verceli Coral, de Içara, Sandro Giassi Serafim e de Morro da Fumaça, Marci Sartor.  

 

Assessoria de Imprensa da Amrec 
Diene Lemos (SC03807JP)
(48) 3438-3000 / 9921-2419
imprensa@amrec.com.br