Prioridades regionais foram definidas durante reunião realizada nesta segunda-feira, 29, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O presidente da entidade, prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, elencou, junto aos demais prefeitos da região, uma série de itens importantes para o desenvolvimento regional. "Vamos fazer um diagnóstico para verificar as potencialidades de cada município e desenvolver o turismo regional, com a contratação de uma empresa especializada no assunto", adiantou Alexandre. Participaram da reunião os prefeitos de Balneário Rincão, Décio Góes; Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Criciúma, Márcio Búrigo; Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari; Nova Veneza, Evandro Gava; Orleans, João Tezza Francisco; Siderópolis, Hélio Cesa e Treviso, João Réus Rossi.
Para o presidente, as bandeiras da Amrec ligadas à infraestrutura e desenvolvimento deverão ser potencializadas. "Em Cocal do Sul temos a questão da rodovia SC 442; em Siderópolis é preciso fazer a ligação de 5 km com Nova Veneza e no município de Forquilhinha existe a necessidade da pavimentação da rodovia Jacob Westrup", pontuou Alexandre. De acordo com ele, também será reivindicado um novo hospital público e repasse de recursos fundo a fundo para a agricultura. "Vamos convidar para participar das próximas pautas e reuniões, os deputados Federais e Estaduais da nossa região, bem como o vice-governador Eduardo Moreira, para trabalharmos em conjunto", observou.
Conforme Lei Alexandre, a construção de um centro de tratamento para dependentes químicos em Urussanga – que havia sido definida no orçamento regional -, o desassoreamento do Rio Urussanga, cujo projeto será resgatado, e o desassoreamento do Rio Sangão, são pautas que deverão ser discutidas com os deputados Federais para a possível inclusão nas emendas parlamentares. "Temos interesse também em ajudar na viabilização da barra do Rio Araranguá, bem como na construção de uma barra para suprir a demanda da estiagem na agricultura de Nova Veneza e Forquilhinha, que sofreram nos últimos dois anos", salientou.
Palestra sobre Gestão Eficiente ocorre na sexta-feira, dia 03
O presidente da Amrec, Lei Alexandre, aproveitou a oportunidade para convidar os prefeitos para a palestra do professor de Orçamento Público e Finanças, Thiago Andrigo Vesely, que ocorrerá na sexta-feira, 03, na Amrec, a partir das 14 horas. O palestrante vai abordar o tema "Gestão Eficiente, Eficaz, Efetiva, Econômica e Ética". Após a apresentação, o presidente do Badesc, João Paulo Kleinubing, vai falar sobre o "Badesc e a Região Carbonífera".