You are currently viewing Curso na Amrec aborda elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

Curso na Amrec aborda elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

Mais de 40 servidores de prefeituras das regiões da Amrec, Amesc e Amurel participam de curso que aborda a Elaboração de Instrumentos de Planejamento, como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). A capacitação iniciou nesta quinta-feira, 21, e segue até amanhã, 22, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma. O vice-prefeito de Urussanga, Luiz Henrique Martins e o assessor Contábil da Amrec, Jacimar Torres, acompanham o curso, assim como secretários municipais, contadores, controladores internos e técnicos da área contábil dos municípios. A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor Executivo da Amrec, Eno Steiner.     

"O PPA é o instrumento chave para qualquer ação dos governos municipais. Tudo vai decorrer dele, pois é a figura primordial para o início das atividades que serão regidas pela LDO", afirmou Jacimar Torres. No PPA, procura-se ordenar as ações do governo que levam a atingir as metas físicas e financeiras dos próximos quatro anos. O assessor Contábil da Amrec comentou que os instrumentos carregam alto grau de dependência, pois se complementam. "Estes são os instrumentos mais importantes de toda a gestão e qualquer ação realizada será através deles", avaliou.

Segundo o ministrante do curso, o especialista em Auditoria Governamental e assessor Técnico da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Gilberto Brasil, uma boa elaboração dos instrumentos facilita o cotidiano dos contadores e controladores internos. "É extremamente importante a participação dos técnicos para sanar as dúvidas do dia a dia. Estes instrumentos são um emaranhado e todos existem para chegar na LOA", observou Brasil. 

Para o vice-prefeito de Urussanga, o palestrante é bastante didático, o que proporciona fácil entendimento mesmo para quem não é técnico na área. "É importante o gestor ter este conhecimento para poder cobrar do técnico posteriormente. O curso está sendo bem proveitoso, tanto que seis técnicos de Urussanga estão participando. Considero importante e muito prático. Parabenizo a Amrec pela iniciativa que possibilita ampliar os conhecimentos dos servidores municipais", afirma. Promovido pela Amrec e pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o curso conta com a execução da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). 

 

Assessoria de Imprensa da AMREC
Diene Lemos
(48) 3438-3000 / 9921-2419