You are currently viewing Prefeitos da Amrec participam do XI Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis

Prefeitos da Amrec participam do XI Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis

Os prefeitos de Forquilhinha, Lei Alexandre; de Nova Veneza, Evandro Gava e de Siderópolis, Hélio Cesa, participam do XI Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Associações de Municípios. Durante a solenidade de abertura, que ocorreu nesta segunda-feira, 25, foi enfatizada a importância de mudar o formato do Pacto Federativo, que concentra os recursos públicos, arrecadados em imposto, na União. Mais de 1.200 pessoas, entre secretários de estado, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e presidentes de associações de municípios acompanharam a cerimônia. O diretor executivo da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Eno Steiner, participa do Congresso até quarta-feira, 27, data de encerramento dos trabalhos.      

O presidente da FECAM, Celso Zuchi, prefeito de Gaspar, afirmou que o país vive uma pirâmide invertida. "A responsabilidade dos municípios vem aumentando, em contrapartida, é o ente federativo que menos recebe recursos", disse. "Precisamos mudar essa situação, com uma distribuição mais justa do dinheiro público", salientou. Para o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que representou o Governo do Estado na abertura, é preciso que haja uma ação efetiva de mudança. "Temos que sair deste evento com uma unidade para que seja efetivada alterações da pacto federativo", afirmou. O prefeito anfitrião do Congresso, César Souza Júnior, de Florianópolis, também defendeu mudanças. "É preciso que avancemos na distribuição de responsabilidades", destacou. Já a ministra da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, enfatizou a parceria do Governo Federal com os municípios. "Temos que promover a articulação dos órgãos federais nos estados", observou.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, foi o primeiro palestrante do período da tarde no XI Congresso Catarinense de Municípios. Ele abordou o tema "O Controle na Gestão Pública Municipal". De acordo com o conselheiro, controle é uma questão que envolve, além do controle externo, do Legislativo ao qual está afeto o Tribunal de Contas, o controle administrativo que é essencialmente interno e o controle judicial que tem suas características próprias.

IX ExpoFECAM

Paralelamente ao Congresso, está sendo realizada a IX ExpoFECAM, que reúne empresas que apresentam novidades em produtos, serviços e tecnologias para os municípios catarinenses. São 40 estandes instalados ao lado do auditório principal do Centrosul. A IX ExpoFECAM é realizada pelo Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas – CEAME.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073