O município de Cocal do Sul comemora nesta quarta-feira, dia 26, exatos 21 anos de emancipação político-administrativa. Emancipada de Urussanga, é uma das cidades mais jovens que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Com 15.269 habitantes, Cocal do Sul possui uma área demográfica de 71.21 km² e sua economia é voltada para a pecuária e a extração de argila para a indústria cerâmica. A data do aniversário é também feriado municipal.
Cocal do Sul está localizado na microrregião da Região Carbonífera, fazendo divisa com Criciúma e estando a 203 km de Florianópolis. A beleza de suas igrejas de interior, aliada ao estilo gótico da Igreja Matriz, são os principais atrativos turísticos do município.
História – A colonização de Cocal do Sul está absolutamente ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do Sul Catarinense. Ela ocorreu por volta de 1880, quando inúmeras famílias oriundas da Itália, Polônia e Rússia se instalaram entre os municípios de Urussanga e Criciúma. A vila de Cocal viria a se formar logo após, em 1885, com a comunidade pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos, nome dado em homenagem ao inspetor de terras e colonização. As primeiras famílias que chegaram foram Cechinel, Possamai e Smânia.
Cocal passou a ser distrito em 02 de janeiro de 1904, por meio da resolução 15 da Câmara de Vereadores de Urussanga. Na década de 80, o distrito Cocal chegou a um nível de crescimento e desenvolvimento acentuado. Diante de uma nova realidade, a localidade, por meio de lideranças políticas, ergueu a bandeira de emancipação. Tornou-se município em 26 de setembro de 1991.
Cerca de 90% dos quase cinco mil votantes compareceram às urnas para darem o sim da emancipação. O primeiro prefeito foi Ítalo Rafael Zaccaron, em seguida passou a ser administrado por Jarvis Gaidzinski, José Aldo Furlan, Jarvis Gaidzinski Filho e, atualmente, Nilso Bortolatto. (Fonte: http://www.cocaldosul.sc.gov.br/)