Semana Nacional de Trânsito busca evitar acidentes por excessos de velocidade

A Semana Nacional de Trânsito começa neste dia 18 de setembro e vai até o dia 25. Neste ano, a campanha mundial busca conscientizar os motoristas e motociclistas a respeito da alta velocidade, com o tema Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.  A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os setores municipais de Trânsito em relação à "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020".

Os responsáveis pelo Trânsito no âmbito municipal, de acordo com a CNM, podem promover campanhas em jornais, rádios e TVs locais. As emissoras têm a obrigação de vincular o conteúdo gratuitamente, conforme o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O trabalho de conscientização feito pelos Municípios está previsto na Resolução 420/69 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Aos gestores interessados em aderir às campanhas, a CNM informa que no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no menu Educação, é possível acessar a exemplos de campanhas de TV, rádio e mídia impressa e modelos internacionais.

A campanha

A Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Vários países se unem nesta semana em prol de melhorias no Trânsito e na redução do número de vítimas em acidentes. Aqui no Brasil, a maioria são os jovens entre 18 e 25 anos, com destaques aos do sexo masculino.

Acesse aqui o site do Denatran

Leia o artigo 75 do CTB.

 

Fonte: Agência CNM