O Colegiado de Assistência Social da Amrec promoveu reunião ordinária nesta quarta-feira, 08, na sede da entidade, em Criciúma. Assistentes sociais, psicólogos, educadores, gestores e secretários de Desenvolvimento Social dos municípios integrados à associação participaram do encontro. Na ocasião, foi debatida uma proposta de articulação entre os psicólogos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da Amrec; mobilização para o Fórum de Direito da Criança e Adolescente, que ocorrerá dia 22, no Salão Ouro Negro, na Prefeitura de Criciúma; além da pós-graduação em Sistema Único de Assistência Social e o Trabalho Interdisciplinar, uma parceria entre Amrec, Fecam, Egem e Satc. Conforme a presidente do Colegiado e secretária de Ação Social de Forquilhinha, Lilian Arns Topanotti, a turma está praticamente fechada, porém, o convite foi aberto aos interessados, que podem se inscrever através do e-mail pos@satc.edu.br.
Para a presidente do Colegiado, a reunião foi extremamente produtiva. "Discutimos assuntos comuns às secretarias e contamos com a participação dos psicólogos dos municípios. O intuito é fortalecer o trabalho deles na rede de assistência social e possibilitar trocas de experiências", salientou a presidente. Segundo ela, formações e estudos em conjunto permitirão que os psicólogos exerçam melhor suas atividades. Outro importante assunto abordado foi a indicação de duas participantes para a reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social, que será realizada dias 16 e 17, em Florianópolis. Conforme Topanotti, as participantes serão definidas nos próximos dias.
Informações acerca de duas capacitações à distância sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) foram repassadas na reunião. Uma delas será promovida pela Egem – que disponibilizará o ambiente virtual de aprendizagem do dia 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 – e a outra será realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Sinase prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade, que vão desde a apuração do ato infracional até a aplicação das medidas socioeducativas.
Assessoria de Imprensa da AMREC
Diene Lemos
Fones: (48) 3438-3000 ou 9921-2419