As uvas do tipo Goethe encontraram a região perfeita para crescer, o pequeno Município de Urussanga entre a serra e o litoral catarinense. Com 20 mil habitantes o Município considera a uva Goethe como patrimonio cultural, por isso o prefeito Luiz Carlos Zen, tem investido para que as vinicolas sejam o novo roteiro turistico da região.
A diretora da secretaria de Turismo de Urussanga, Patrícia Mazon Freitas, afirma que a prefeitura trabalha na atração de turistas em torno da uva goethe, mas ela diz que a ideia não é concorrer, "mas ser complementar a outros destinos de vinhos, atestando a tipicidade deste local".
O prefeito ainda conta que o Município já tem a tradicional festa do vinho que atrai mais de 100 mil pessoas para a região e a famosa festa de retorno às origens que celebra a colonização italiana do Município com muita dança, folclore e comidas típicas. "Ainda temos cachoeiras, montanhas e muitas belezas naturais, vamos aos poucos explorar todos os nichos do mercado de turismo para melhorar a arrecadação, além de atrair maiores investimentos para o setor vinifero da região". Ele ainda afirma que o gestor deve perceber as melhores formas de explorar o turismo em sua região. "Isso traz investimentos, emprego e infra-estrutura para o Município", garante Carlos.
Segundo Patrícia a intenção é que o turista vivencie a colheita da uva no verão, conheça o processo de produção vinícola, experimente os vinhos e se hospede na cidade. "Temos que ir com cuidado, não podemos ser entusiastas incontroláveis. O turista que se quer não é o comercial, mas um turista mais alternativo, que vai respeitar os valores locais", complementa.Prefeitura de Urussanga (SC)
A idéia segundo Patricia é transformar Urussanga em um destino similar a Treze Tílias (SC), que hoje tem 5 mil leitos para receber turistas e calendário mensal de eventos em mais de uma língua para estrangeiros. Patrícia espera que a cidade atinja 800 leitos em cinco anos e afirma que já é possível fazer degustações nas vinícolas e conhecer o processo produtivo das uvas Goethe.
Fonte: CNM