Os pré-inscritos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) devem confirmar inscrição até domingo, 26 de fevereiro, no site do Programa. Até a data, os profissionais de Saúde que demonstraram interesse deverão indicar seis Municípios – que aderiram ao Programa – onde desejam atuar.
Com objetivo de promover à contratação de médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas recém formados, para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Municípios com populações em situação de pobreza, o Provab foi instituído. A iniciativa é dos Ministérios da Saúde e da Educação.
A seleção dos candidatos seguirá alguns critérios, como: ter graduação em instituição de ensino superior que for entidade supervisora do Município da vaga pretendida e ter nascido ou atuar no mesmo Estado da vaga pretendida. A ordem de inscrição também será considerada.
O Programa será concretizado por contrato de um ano com os profissionais que forem convocados. Ao final do período, quem tiver boa atuação terá pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência médica, caso tenha interesse.
Aconselhamento
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a adesão ao Programa gera mais custos, visto que, de acordo com os procedimentos de admissão, cada Município fica responsável pela contratação dos profissionais com vínculo empregatício.
De acordo com o programa, o pagamento dos salários e o custo com a moradia, caso tenha necessidade, também são responsabilidades da secretaria municipal. Assim, a CNM aconselha que os gestores avaliem as responsabilidades o custo delas, antes de assumir qualquer atribuição.
Mais esclarecimentos no endereço eletrônico provabs@saude.gov.br
Fonte: CNM