Na próxima semana, após o carnaval, o Ministério da Saúde deve lançar o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). A ferramenta servirá para a aferição do desempenho do SUS em relação ao acesso e à qualidade das Atenções Ambulatorial e Hospitalar, da Atenção Básica e de Emergências Hospitalares. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) compara o instrumento ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado desde 2005 no setor educacional.
Para o desenvolvimento do IDSUS, foram analisados diferentes índices existentes. O processo contou com a participação de especialistas e de uma consulta pública com a participação de 52 pessoas e 130 contribuições.
Com a grande diversidade encontrada no Brasil, a equipe de desenvolvimento do índice separa em grupos os usuários com características similares para fazer a comparação de dados. Porém, de acordo com o ministério, o foco da iniciativa será a análise do usuário do SUS residente em cada Município brasileiro.
Pesquisas
O IDSUS será interessante para o desenvolvimento de pesquisas de qualidade e de satisfação do usuário. Com os resultados, será possível buscar um sistema de Saúde mais adequado para a população. A ferramenta poderá também auxiliar na formulação e execução de políticas públicas de Saúde.