A equipe da FECAM, formada pelas assessoras em Gestão Pública Iuana Réus e Juliana Dell"Agnelo, estiveram em Peritiba, para concluir o primeiro ciclo de implementação do Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Municipal em Santa Catarina – SIGEP. O município do meio-oeste catarinense abriga o projeto piloto de execução do sistema.
Neste primeiro ciclo, houve um diagnóstico da gestão de pessoas em Peritiba, a descrição e os perfis de cargos, além da avaliação das competências dos servidores. Até o final deste ano, a equipe da FECAM executará ações específicas de outros módulos do SIGEP no município. A etapa de avaliação foi finalizada no último dia 27.
SIGEP
O Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Municipal em Santa Catarina – SIGEP é um conjunto de procedimentos e diretrizes de Gestão e Desenvolvimento de pessoas para os municípios catarinenses, que visam contribuir para a qualificação do serviço público. O sistema é estruturado em módulos, são eles: Diagnóstico de Pessoal, Seleção, Ambientação, Qualificação, Avaliação e Reconhecimento. O SIGEP é genérico, ou seja, poderá ser implantado em municípios de todos os portes, em diversos setores (administrativo, educação, saúde, etc), nas prefeituras e/ou nas câmaras de vereadores. Após a fase de testes, o sistema será disponibilizado pela FECAM, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, aos municípios de Santa Catarina.
Peritiba
O município de Peritiba, situado na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC, possui uma população de 2.969 (IBGE-2011) e uma área de 96,4 Km². O prefeito, Tarcísio Reinaldo Bervian, colocou o município à disposição para ser o pioneiro na aplicação do SIGEP. A FECAM agradece a administração municipal, os agentes públicos e os servidores de Peritiba pela colaboração para a melhoria do sistema.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM.