Coleta de dados da assistência social em 2011 para o Censo Suas já começou

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciou no dia primeiro de setembro a coleta de dados do Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O levantamento permite aos gestores e técnicos, conselheiros e cidadãos conhecer melhor os avanços e desafios da institucionalização do sistema.
Neste ano, o Censo Suas terá dois questionários novos em relação ao levantamento de 2010. Um deles coletará informações sobre o funcionamento, recursos humanos e fontes de custeio das entidades socioassistenciais privadas que possuem inscrição nos conselhos municipais de assistência social. O outro avaliará os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).
"As entidades inscritas nos conselhos municipais são parceiras do Suas, por isso é importante que o sistema as conheça e reconheça seus trabalhos. É também saber que tipo de atendimento é oferecido nos Centros POP. O Censo Suas os tira da invisibilidade (entidades e Centros POP) e é importante instrumento de monitoramento para toda a rede socioassistencial", explica a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Simone Albuquerque.
Além desses questionários, permanecem os relativos aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), aos conselhos da área e à gestão municipal e estadual dos serviços.
Todos os municípios brasileiros devem responder ao Censo Suas, inclusive os que ainda não implantaram Cras, Creas ou Centros POP. Em 2010, mais de 4,7 mil municípios enviaram informações para o levantamento. "É necessário ficar atento aos prazos para preenchimento, pois o acesso aos questionários é impedido após o encerramento", ressalta o diretor do Departamento da Gestão da Informação (Sagi) do MDS, Caio Nakashima.
Cronograma – No dia 1º de setembro, começa o preenchimento dos questionários sobre gestão municipal e conselhos de assistência social. Os responsáveis pelas informações serão os secretários municipais, conselheiros municipais e estaduais, que deverão acessar os questionários via internet e têm até 14 de outubro para enviar as informações. Os demais formulários do Censo Suas 2011 serão liberados para preenchimento conforme o cronograma abaixo.
QUESTIONÁRIO Responsável pelo preenchimento Abertura do sistema para preenchimento Encerramento do prazo para preenchimento
GESTÃO MUNICIPAL Secretarias municipais da área 1º de setembro 14 de outubro
CONSELHO Conselhos estaduais e municipais 1º de setembro 14 de outubro
CRAS Cras de todo o País 19 de setembro 28 de outubro
CREAS Creas de todo o País 3 de outubro 11 de novembro
CENTRO POP Centros POP de todo o País 17 de outubro 25 de novembro
GESTÃO ESTADUAL Secretarias estaduais da área 17 de outubro 25 de novembro
REDE PRIVADA Entidades socioassistenciais privadas inscritas nos conselhos municipais 17 de outubro 2 de dezembro
Acesso e senhas – O preenchimento de todos os questionários será feito via internet, pelo endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censo2011/. Para acesso aos questionários do Censo Suas 2011, é necessário usar o perfil de acesso ao Cadsuas. O novo modelo de senhas da rede Suas é descentralizado e cabe aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal e aos conselhos a criação de usuários e senhas (com vinculação do nome e do CPF do usuário ao login e à senha), conforme perfis pré-estabelecidos pelo MDS. Assim, no momento da vinculação do perfil ao usuário que responderá ao questionário, deverá ser escolhido o sistema Cadsuas como perfil do respondente.
Qualquer dúvida sobre o novo modelo de acesso pode ser esclarecida no endereço eletrônicohttp://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/politica-de-acesso/nova-politica-de-acesso-ao-rede-suas. No lado direito da tela, na seção "Saiba Mais", o usuário deve clicar no link para o "Manual SAA", onde constam todas as instruções de criação de perfis e senhas. Os responsáveis pelo preenchimento dos questionários também poderão obter mais informações em contato direto com o MDS, por e-mail (monitoramentosuas@mds.gov.br) ou pelos telefones 0800 707 2003, (61) 3433-8780 ou (61) 3433-8886.

Valéria Feitoza
Ascom/MDS
(61) 3433-1070
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Fonte: FECAM