Gestores das secretarias municipais de educação da AMREC e AMESC participaram nesta terça (12) de um treinamento com duas técnicas do Ministério da Educação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). Desde 2007 todos os municípios do país têm que apresentar o levantamento da situação da educação e um plano de ações para os quatro anos seguintes. Todos os recursos a serem liberados pelo Governo Federal dependem deste planejamento.
Segundo a secretária do colegiado de educação da AMREC e secretária de Educação de Forquilhinha, Rosimeri de Lucca Minatto, os municípios enfrentaram muitas dificuldades na primeira edição do PAR, em função da falta de informações sobre como proceder. Desta vez os gestores optaram por procurar todas as informações para auxiliar na elaboração do planejamento.
O PAR faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e é utilizado também como forma do Governo Federal cobrar ações dos municípios. As deficiências identificadas através do diagnóstico nos municípios, são monitoradas pelos técnicos do ministério.
Segundo Rosimeri, este é um mecanismo importante para que haja uma uniformidade das ações na área de educação em todos os municípios. "Apesar de contratempos em função das exigências, é importante porque dá um direcionamento para avaliar a educação nos municípios e planejar as ações futuras", completa ela.
Mais informações:
Joel Gaspar Rodrigues
Presidente Colegiado educação AMREC
9935-6596
Rosimeri de Lucca Minatto
Secretária Colegiado Educação AMREC
9108-3170
Assessoria de Imprensa AMREC
Silmar Vieira
9149-3638
9649-4489