O presidente Nacional do Movimento Associativo Italiani All´Estero (MAIE) Brasil, o deputado italiano Ricardo Merlo, participou ontem de uma reunião com prefeitos da região e representantes de associações italianas, no auditório da AMREC.
Ele enfatizou a importância de Criciúma e toda a região Sul manterem forte a cultura e história da italianidade, o que impulsiona a vender o Sul como opção de turística. "Muitos italianos chegam ao Brasil e vão para o Nordeste. Esta região é promissora e o aeroporto facilita para impulsionar o setor e atrair turistas para o Sul."
O deputado ainda falou sobre a região estratégica para futuros investimentos. "Para o Momento Brasil/Itália estou trabalhando para trazer pelo menos um três eventos. A idéia é incentivar empreendedores locais para estimular a exportação para o MERCOSUL e Europa."
Merlo ainda ressaltou o Brasil é um pais sério. "Cresce ao nível dos países asiáticos, por isso, o intercambio é mais fácil com italianos."
O vice-prefeito de Nova Veneza, Marcos Spillere afirmou que o evento fortalece os laços de nossos antepassados e da nossa cultura, sem contar da possibilidade de buscar intercâmbios para a região. "Nova Veneza é uma cidade que cultua as tradições pelos grupos de danças, de canto, uma gôndola original italiana, além do patrimônio histórico-cultural reconhecido nacionalmente."