Atenção para os desvios na BR-101 Sul entre Içara (SC) a Santa Rosa do Sul (SC)

Os usuários da BR-101 Sul devem redobrar a atenção nos
desvios na pista para a execução das obras-de-arte especiais (OAEs) entre o km
380 (Içara) e o km 452 (Santa Rosa do Sul).

Do km 391 ao km 396, o usuário deve ficar atento aos
desvios de acesso à Criciúma e à empresa cerâmica Portinari. As obras no trecho
estão em ritmo acelerado, com trabalhadores e máquinas sobre a pista. No km 398
e no km 402, as obras das passagens inferiores de acesso Norte e Sul a Maracajá
estão com desvios sinalizados e de fácil visualização pelos motoristas.

No km 406, as obras do consórcio Construcap – Modern –
Ferreira Guedes, responsável pelo lote 28 da duplicação, realiza trabalhos de
construção de um retorno de pista para veículos. No local, o tráfego está sendo
feito em mão-dupla no elevado de 1.730 metros sobre o banhado do Maracajá. 

Em Sombrio (SC), dentro do lote 29 e 30 da duplicação da
BR-101 Sul, os motoristas devem ter atenção redobrada no km 424, nas obras da
passagem inferior (PI) de acesso de retorno a Sanga da Toca e, no km 432, nas
obras da PI de acesso a Guarita. Há desvios também no km 437 e km 438, próximo
ao trevo de acesso ao centro da cidade de Sombrio.

A construção das PIs de acesso ao centro da cidade de
Santa Rosa do Sul, no km 448, e do bairro Bela Vista, no km 452, ambas no
extremo sul catarinense, estão com as obras bem avançadas. O tráfego nos dois
trechos é feito por desvios na pista. Nestes trechos o usuário deve ter atenção
redobrada, pois há alta concentração urbana em ambos os sentidos da rodovia.

Cuidado
Em trechos com desvios de tráfego urbano ou nas
obras de arte especiais (OAE), os motoristas devem respeitar a sinalização de
segurança, o limite de velocidade de 40 km/h e não forçar ultrapassagens na
pista usada para trânsito local.

Atenção redobrada também para os usuários da BR-101 Sul
que trafegarem entre o km 315 ao km 317, em Laguna, durante as obras de
recuperação da pista antiga. O DNIT pede aos motoristas que observem a
sinalização e reduzam a velocidade no trecho, pois haverá trabalhadores e
equipamentos sobre a pista, expostos ao trânsito de veículos. 

Muriel Albonico