Os prefeitos da AMREC estiveram reunidos nesta quinta-feira (19) para debater a situação atual do Aeroporto Diomício Freitas. A intenção da reunião era esclarecer as informações divergentes sobre o aeroporto. Técnicos da Infraero e da NHT (empresa que opera no aeroporto), direção da ACIC, SDR e AMREC participaram do debate e apresentaram os principais questionamentos que giram em torno do aeroporto.
Da reunião foi montada uma Comissão formada pelas Prefeituras de Criciúma e Forquilhinha, AMREC, SDR, ACIC e Infraero. A primeira medida é realizar a limpeza, cortar a grama e demais serviços dos arredores da pista do Aeroporto. A segunda situação e bem mais complexa, é a liberação do projeto para a realização do reforço da pista e pátio de manobras que já está licitado e com os recursos disponibilizados pelo Governo do Estado. “É um absurdo termos a parte mais difícil viabilizada e a liberação estar emperrada”, salienta o Presidente da AMREC, prefeito de Urussanga Luiz Carlos Zen.
O operador de estação do Aeroporto Diomício Freitas, Bruno Sodré, pediu aos presentes um prazo até terça-feira (24) para verificar onde e com quem está o projeto. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e o de Orleans, Jacinto Redivo, que estarão em Brasília, vão representar a Comissão em uma reunião que deve ser agendada pela Infraero.
Para o Secretário de Desenvolvimento Regional, Édio Castanhel, este é o primeiro passo já que todos precisam estar trabalhando juntos para conseguir obter êxito. “A burocracia é enorme, estamos empenhados em resolver porém precisamos do apoio de todos”.
O terceiro passo da Comissão é resolver a questão contratual com a Infraero já que existem algumas cláusulas que precisam ser modificadas.
Cristina Locks
Assessorira de Imprensa da AMREC