AMREC elege nova diretoria na próxima semana

12/02/2009

Na próxima terça-feira (17) acontece a eleição e posse da nova Diretoria da AMREC, a partir das 17 horas. Segundo o estatuto da entidade, o presidente da Amrec para o primeiro ano é definido de acordo com o número de eleitos por partido. O PP conquistou quatro prefeituras (Urussanga, Forquilhinha, Siderópolis e Morro da Fumaça), das onze da região e assume a presidência em 2009. No segundo ano o escolhido será do PSDB (Cocal do Sul, Criciúma e Nova Veneza), que conseguiu o mesmo número de prefeitos que o PMDB, porém obteve maior densidade eleitoral. No terceiro ano será um prefeito do PMDB (Içara, Lauro Muller e Treviso) e no quarto e último ano será a vez do Democratas (Orleans).

Esta idéia surgiu para firmar o espírito da AMREC enquanto Associação, sem interesses partidários e sim como entidade que visa auxiliar os municípios da região.

Antes da eleição o Assessor Jurídico da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Marcos Probst vai passar as orientações aos prefeitos sobre as linhas gerais da nova política de Saneamento Básico (lei 11.445/07), que estabelece as diretrizes nacionais. Segundo Probst, a intenção é repassar aos prefeitos quais as obrigações e ações que precisam ser executadas a curto, médio e longo prazo. “É importante ressaltar que o Saneamento Ambiental compreende água, esgoto, manejo de resíduos sólidos (lixo), limpeza urbana e drenagem pluvial”.

Algumas das ações que precisam ser executadas, a curto prazo, como a criação da Política Municipal de Saneamento Básico, elaboração do Plano Municipal (que vai fazer um diagnóstico e apontar as ações prioritárias) e a criação da entidade de regulação estão sendo auxiliadas pela FECAM. “A intenção é criar um Consórcio Público que será o responsável pela regulação, a fiscalização de todos os executores”.

Cristina Locks
Assessoria de Imprensa da AMREC