Os prefeitos da AMREC e técnicos das prefeituras, estiveram durante esta tarde discutindo a liberação de recursos por parte da CAIXA. Conforme os prefeitos, em diversos quesitos a CAIXA tem demonstrado uma parceria competente, por outro lado, em alguns casos, existe uma certa dificuldade e uma demora excessiva.
Um exemplo citado pelos prefeitos de Morro da Fumaça, Nova Veneza e Orleans é a liberação dos recursos provenientes da enchente sofrida em março de 2007. “Precisamos do recurso para a construção de pontes afinal já faz quase um ano que a população sofreu com a enchente e até agora estamos esperando a liberação”, salienta o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.
Conforme o superintendente da CAIXA, Abdir José da Silva, existem diversas etapas que devem ser cumpridas até a liberação do recurso e, por isto, o valor ainda não foi liberado.
Uma reunião foi marcada para a próxima semana e cada município afetado pela enchente vai tentar solucionar o impasse junto à CAIXA para que os recursos sejam liberados e a comunidade beneficiada.
Na reunião, os prefeitos receberam também a equipe da Logos, empresa que presta assessoria para captação de recursos do Governo Federal.
Além da prestação de contas eles alertaram aos prefeitos sobre a necessidade de realizar um Plano de Habitação até dezembro de 2008.
O município que não realizar o plano vai ficar impedido de conseguir financiamentos junto ao Ministério das Cidades no que se diz respeito à Habitação.
Os municípios da AMREC foram contemplados e vão receber recursos para a contratação da equipe técnica que vai auxiliar as prefeituras na elaboração dos planos de habitação.
Cristina Locks
Assessoria de Imprensa da AMREC