Compartilhe

Municípios da região sul, recebem Cartas de Inundação da Defesa Civil de Santa Catarina

Publicado em 05/11/2019 às 20:51 - Atualizado em 05/11/2019 às 20:51


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Três municípios da região Sul de Santa Catarina, receberam da Defesa Civil de Santa Catarina nesta tarde de terça-feira (05/11) as Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos. A entrega do documento foi em Tubarão, pelo chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior e, além de Tubarão, os municípios de Araranguá, Forquilhinha, São João Batista e Santo Amaro da Imperatriz também receberam.

Os levantamentos hidrológicos são de fundamental importância no planejamento das ações de proteção e defesa civil. No total serão contemplados 35 municípios, para isso a Defesa Civil Estadual investiu R$ 2,5 milhões. O que, segundo o chefe da Defesa Civil Estadual, é insignificante perante os prejuízos dos últimos três anos, estimado em R$ 1 bilhão. Ele ainda ressaltou que devido a localização, Santa Catarina, o Estado está sujeito a severos fenômenos da natureza. “As inundações e estiagens impactam diretamente em nossa sociedade e essas situações são agravadas pela ocupação desordenada”, comenta João Batista, ao acrescentar que com planejamento das ações é possível construir um estado resiliente.

O diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, esteve presente no evento, e diz que a carta vai melhorar o planejamento dos municípios. “As cartas contém históricos dos alagamentos e inundações, além de previsões. Trazendo diagnósticos, e uma série de informações que vão ser importantes para o planejamento para a cidade”, afirma Lei. Segundo ele todos os dias as cidades receberam um boletim diário sobre a carta hidrológica, onde poderão passar para região.

As informações são importantes para planejamento de macro drenagem, para decidir as alturas das construções das pontes, plano de redução de risco, de contingenciamento, planejamento urbano e territorial. Estiveram presentes no evento, o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer; o presidente do Colegiado de Defesa Civil da AMREC, e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Pereira de Borba; coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira; e o coordenador da Defesa Civil de Forquilhinha, Carlos Alberto Arns Filho.


Avenida Santos Dumont, 855, Pinheirinho, Criciúma - SC
CEP: 88804-490