Compartilhe

Governador defende movimento municipalista

Publicado em 12/04/2019 às 14:53 - Atualizado em 12/04/2019 às 14:59

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, esteve presente na tarde de quarta-feira (10/04) durante o XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele discursou durante o Painel Fórum de governadores: pautas convergentes com o movimento municipalista.

Ele defendeu o movimento, dizendo que este é o momento de cobrar do governo federal e que Santa Catarina vem fazendo o dever de Casa. “É possível, e é para este ano. Estamos fazendo a lição de casa, economizando”. Ele defendeu a criação de consórcios , dizendo que é possível por meio dos consórcios, fazer melhor e mais barato.

Ele relatou a experiência catarinense com agências regionais, que segundo ele, não funcionou e disse que é necessário fortalecer as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, onde alguns setores do Estado, burocráticos, como os convênios, devem passar a funcionar dentro das Associações de Municípios.

Para melhorar a relação com os municípios, Moisés explicou que são feitas reuniões mensais com os presidentes das associações, fortalecendo os municípios. O governador ainda disse aos presentes que estão sendo utilizados consórcios com usinas de asfalto, para que a manutenção das rodovias seja repassada para os municípios com o apoio do Estado. Com essa medida, o governador acredita que o custo do serviço deve cair pela metade. Depois devem-se passar para outros serviços, como o lixo, água e integração de transporte.

Com relação ao Banco de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina (BADESC), Moisés afirmou que serão criados critérios para financiamento. “O BADESC vai financiar os municípios que podem menos”, sublinhou, dizendo que é necessário colaborar com desenvolvimento regional.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Avenida Santos Dumont, 855, Milanese, Criciúma - SC
CEP: 88803-200