Compartilhe

Gestores de Turismo fazem FAMTOUR em Forquilhinha

Publicado em 30/08/2018 às 10:13 - Atualizado em 31/08/2018 às 10:53


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Conhecer pontos turísticos, visitar lugares históricos e avaliar os potenciais a serem explorados, esses são os objetivos do Famtour, realizando ontem (29/08), em Forquilhinha. O encontro que reuniu diretores e responsáveis pelo departamento de turismo dos municípios. No encontro foi possível conhecer um pouquinho da cultura germânica da cidade.

O grupo foi recebido pelo prefeito vice-prefeito, Félix Hobold; o secretário de Governo, José Ricardo Junkes; Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Felipe Dordete; Presidente da câmara de vereadores, Maciel Da Soler; Diretor do Departamento de Turismo, Geovane Westrup; e a Chefe do departamento de Cultura, Isabela Niehues, que acolheram os participantes com um receptivo café colonial germânico no Paço Municipal.

Tour pela Cidade

Durante a visita ao município mais alemão do sul do Estado, os gestores conheceram o Museu Anton Eyng; os artesanatos e suas oficinas no Espaço Cultural; a Casa da Mãe Helena e os trabalhos realizados pela Pastoral da Criança junto da história da mundialmente conhecida Zilda Arns pelos seus trabalhos filantrópicos voltas à família e bem-estar das crianças; o Colégio Sagrada Família, onde foram apresentados pelas irmãs a um dos principais pilares da base de desenvolvimento econômico, educacional e religioso do município durante sua colonização.

Ao meio dia os visitantes foram apresentados a gastronomia tipica, onde puderam saborear o Eisbein (Joelho de Porco), Gemüse, o Gefüllte Ente (Marreco Recheado), entre outros pratos no hotel com arquitetura em evidência, o Hotel OmaZita.

Os diretores prosseguiram com uma visita no Parque Ecológico São Francisco de Assis, anexo à Praça do Centenário de Colonização e o Horto Florestal, e na sequência conheceram o mais novo restaurante típico alemão BlumenHaus. O FAMTOUR finalizou seu roteiro na Cervejaria Santa Catarina, conhecida por uma das suas principais marcas, a Saint Bier.

De acordo com o Diretor do Departamento de Turismo Geovane Westrup, o melhor caminho para o desenvolvimento turístico de uma cidade é o envolvimento da comunidade, empresários, entidades, associações e pessoas ligadas diretamente e indiretamente ao setor. "O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, reorganiza a cultura da cidade, gera oportunidades de emprego e renda. Para potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado, principalmente pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), assim podemos discutir as prioridades com todos e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região. É o turismo regionalizado que buscamos, interligando cidade e regiões para a criação de roteiros que atendam aos gostos e prazeres a todos buscam quando arrumam suas bagagens" Destaca.

O que é o Famtour

O FAMTOUR (do inglês, Familiarization Tours) se caracteriza como um passeio turístico técnico de familiarização voltado para pessoas do setor público e privado que tenham algum objetivo comercial, bem como, evidenciar e avaliar com olhar externo as potencialidades dos municípios inseridos na região da AMREC. Após as visitas os participantes do FAMTOUR preenchem uma avaliação pontuando e opinando as potencialidades, oportunidades e fraquezas da atratividade turística da cidade visitada durante as reuniões do Colegiado de Cultura e Turismo da região. O FAMTOUR passará pelos 12 municípios que compõem a AMREC. 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Avenida Santos Dumont, 855, Milanese, Criciúma - SC
CEP: 88803-200