Criciúma é a primeira do Brasil a receber um portal de notícias sobre Saúde Mental

 

A cidade de Criciúma vai inovar e lançar o primeiro portal de notícias do Brasil sobre saúde mental. O diferencial desse meio de comunicação é que as informações serão repassadas por pessoas que estavam no mundo das drogas e que hoje realizam tratamento e procuram uma oportunidade de recomeçar na vida. O lançamento deve acontecer na primeira quinzena de maio.

 

O portal também servirá para quebrar os preconceitos das pessoas, dando uma ocupação para estes que tem problemas mentais, além do tratamento oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e tentar esclarecer para as pessoas que não conhecem os motivos desses problemas e que acabam sendo rejeitados pela sociedade.

 

Segundo uma das colaboradoras do portal, Ana Cristina, todo o processo está sendo feito em prol dos mais necessitados. "Claro que vamos visar às notícias para os outros terem conhecimentos, mas vamos tentar trazer o maior número de gente possível para a socialização", afirma.

 

Ana Cristina, J.C. e J.M. estiveram reunidos com o prefeito Clésio Salvaro e realizaram uma entrevista para falar sobre o portal. A idealização do projeto foi do músico Juliano Fonseca. A colaboração fica por conta do artista visual Fagner Máximo da Silveira, da nutricionista Katia Freitas e da enfermeira Ana Cristina. No total, 10 pessoas devem trazer as informações para o site.

 

Usuário de drogas por 17 anos

 

Uma das drogas mais devastadoras atualmente é o crack. Diferente da maconha e a cocaína, o crack tem um efeito devastador. Quem possui o hábito de fumar é dominado pelo efeito instantâneo e acaba sendo controlado pelo vício.

 

J.M. caiu no mundo das drogas aos 13 anos de idade. Com 17, um "amigo" ofereceu crack e ele foi tomado pelo vício. Durante 17 anos, M. não conseguia largar a droga. Querendo largar o malefício, ele foi procurar ajuda no CAPS. O tratamento durou 90 dias, mas depois teve uma recaída. No entanto, a força de vontade foi mais forte e M. está há 90 dias sem usar.

 

Para o ex-usuário, é uma batalha conquistada e de hoje em diante quer dar um novo passo na sua vida. "Isso para mim é algo importante e estou animado para fazer as matérias. Fizemos uma de atenção básica, com a Mariana. Hoje entrevistamos o prefeito para falar do nosso portal", afirma M., também deixa um recado a todos que passam por momentos difíceis. "Quem tiver usando qualquer entorpecente pode procurar o CAPS, pois é muito bom e eu recomendo".

 

Mais informações:

Ana Cristina / 9924.2104

Texto e Foto: Mateus Mastella

Diretoria Executiva de Comunicação