Compartilhe

Relatório Anual de Atividades

Atualizado em 17/07/2018 às 17:23

Discurso do presidente Gestão 2017 - Ademir Magagnin (Prefeito de Cocal do Sul)

 

   É com imensa satisfação que voltei a assumir a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), após quatro anos. Fui o primeiro prefeito da história de Cocal do Sul a assumir esse posto no ano de 2013, e em 2017 tive a alegria e o compromisso de estar novamente à frente da Associação.

   A AMREC é uma importante instituição para união dos municípios. Cada vez mais se tem a consciência que é necessário pensar regionalmente, debater e planejar soluções em conjunto. Afinal se um problema que atinge meu município, atinge também o do vizinho, a solução para essa dificuldade pode ser encontrada em conjunto. Uma boa prática realizada em um município, pode ser compartilhada com os demais, gerando uma cadeia de soluções positivas e melhorando o desenvolvimento econômico, social, e por consequência, a qualidade de vida de todo o cidadão, que é o nosso objetivo quando se entra para a vida pública.

   O último ano foi de recuperação. Já estamos começando a sentir os primeiros sinais de melhora econômica. Tivemos importantes discussões e avalio positivamente tudo que passou.

   Junto a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), a AMREC participou de mobilizações importantes, como a realizada na Assembleia Legislativa, evitando que os municípios fossem obrigados a publicar seus atos oficias nos jornais impressos, impedindo custos adicionais as prefeituras, o que impactaria os cofres públicos.

   Tivemos debates na área da saúde, como os feitos para solucionar os impasses do Hospital São José; nossa batalha para termos um Hospital Materno Infantil público no sul do Estado; e o mais importante: o rateio dos custos do Banco de Olhos, que garantirá a abertura deste importante serviço para o sul do Estado.

   Precisamos unir os gestores das prefeituras, pois é na AMREC que discutimos e discutiremos nossas principais ações em nível regional.

   Foi unindo forças que participamos das audiências públicas sobre a instalação da Praça de Pedágio na BR-101, em São João do Sul. Lá marcamos presença, mostrando que estamos insatisfeitos com a situação e que não concordamos com a instalação de uma cobrança que será para manutenção das estradas no Rio Grande do Sul.

   A AMREC ainda recebeu o Governador Raimundo Colombo para o lançamento do FUNDAM 2. Esse importante programa, que ainda aguardamos a abertura do edital, colaborará com obras em nossos municípios. Ainda estivemos presentes acompanhando e cobrando grandes obras de mobilidade urbana, como a Via Rápida, inaugurada recentemente, que junto ao anel de contorno viário facilitará o acesso a BR-101, escoando nossa produção industrial.

   No decorrer deste ano, a AMREC promoveu diversos cursos, procurando sempre a capacitação dos servidores e a eficiência pública municipal. Esse é o intuito principal da Associação, colaborar com a melhoria do serviço público e do atendimento ao cidadão como um todo.

   Olhando o trabalho que foi realizado, só me resta agradecer aos prefeitos pela confiança depositada e pedir para que o próximo presidente tenha força para continuar unindo a região e trabalhando para melhoria do sul de Santa Catarina. A todos meus sinceros agradecimentos.



Avenida Santos Dumont, 855, Milanese, Criciúma - SC
CEP: 88803-200